Mainnav

Finfluencers possuem 176,3 milhões de seguidores

Os influenciadores digitais de investimentos, os chamados finfluencers, somaram 176,3 milhões de seguidores em seus perfis no Facebook, Instagram, X (antigo Twitter) e YouTube ao final do primeiro semestre de 2023. O número representa um crescimento de 6% sobre a audiência de 165,6 milhões de seguidores ao final do ano passado. O estudo foi feito pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).
Além de mais populares, os influenciadores estão engajando mais a audiência, com aumento de 10% nas interações médias (medidas por compartilhamentos, comentários e curtidas dos seguidores), de 1.489 para 1.637. O volume de publicações subiu 13%, somando 313,9 mil vídeos e postagens no período.
Foram mapeados, entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2023, um total de 515 influencers, número igual ao capturado no segundo semestre de 2022. O total de perfis teve um ligeiro recuo, de 1%, somando 1.246 nas quatro redes mapeadas.
No topo dos temas preferidos dos finfluencers, o mercado de ações esteve presente em 48,9% das publicações. Por outro lado, o engajamento em vídeos e posts sobre commodities foi o maior, com 2.906 interações em média, seguido por operações day trade, com 2.520 comentários, curtidas e comentários por post.