Mainnav

Reag vai reestruturar operação da Dok usando multimercado e FIDC

interromperA Reag Investimentos assinou um acordo com a Dok Calçados, empresa em processo de recuperação judicial, pelo qual passa a comandar a reestruturação financeira e gerencial da empresa. Isso inclui desde a criação de dois fundos de investimentos, sendo um multimercado e um FIDC, para apoiar as atividades da empresa, até a atuação em outros aspectos relacionados à atual situação de RJ da Dok.
Através de sua área de soluções financeiras estruturadas, a gestora pretende implementar uma nova governança corporativa na Dok, auxiliar na negociação do seu plano de recuperação judicial, com etapas de curto, médio e longo prazo, e traçar estratégias para a retomada da rentabilidade de suas atividades industriais.
Segundo o advogado Pedro Henrique Torres Bianchi, da Bianchi Advogados, que representa a empresa junto aos credores, será oferecido a eles a possibilidade de trocarem seus créditos junto à Dok por cotas do fundo multimercado a ser criado. São cerca de 80 credores, grande parte deles representados por fundos de crédito privado, detentores da maior parcela da dívida financeira de R$ 330 milhões da empresa. Além dessa dívida financeira, a Dok deve cerca de R$ 500 mil a pequenos fornecedores e tem uma dívida trabalhista baixa. O valor do fundo multimercado a ser criado, assim como as condições de troca de dívida por cotas, ainda não estão definidas.
Além do FIM, a Reag também vai estruturar um fundo de direitos creditórios (FIDC), para fomento das atividades da planta de Frei Paulo, município do Sergipe, onde a empresa possui sua principal operação. Atualmente essa planta funciona com mais de mil trabalhadores diretos e 3 mil indiretos. A Dok também possui uma unidade em Birigui (SP), de menor porte, em processo de enxugamento.
A atratividade desse FIDC dependerá do sucesso da gestora nas negociações com a massa de credores, da profissionalização da direção da empresa, com o afastamento da família controladora do centro de decisões, da venda da fábrica de Frei Paulo para fazer caixa e também das estratégias para a retomada da produção e das vendas. Assim como no caso do FIM, o valor do FIDC também não foi informado.
“Acreditamos que a operação está muito bem montada”, avalia o advogado Bianchi. Segundo a Reag, alguns resultados já começam a aparecer, como uma negociação já em estágio avançado junto a duas marcas internacionais de calçados para retomada da produção na fábrica de Frei Paulo, destinados à distribuição na América Latina.
Atualmente a Dok é dona de quatro marcas, sendo a Dok sua marca própria e três licenciadas: Ortopé, Dijean e Bical. A empresa possui uma capacidade de produção de 25 mil pares de calçados por dia.