Mainnav

Super-quarta terá decisões do Copom e Fomc sobre juros

Na próxima quarta-feira, conhecida como super-quarta, o Comitê de Política Monetária (Copom) define a nova taxa Selic para o Brasil e o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) a taxa básica de juros para os Estados Unidos. A ata da última reunião do Copom indicava a perspectiva de dois cortes de 0,50 ponto percentual nesse início de ano, e do seu lado o Fed não alterou os juros básicos na sua última reunião.
A expectativa do mercado para essa super-quarta, cujas decisões são acompanhadas com atenção, é que a Selic caia 0,50 ponto percentual, para 11,25%, e a taxa básica dos EUA mantenha-se no patamar atual, entre 5,25% e 5,5%.
Além disso, tanto o Brasil quanto os EUA divulgarão nesta semana seus dados relativos ao mercado de trabalho. Os EUA divulgam na sexta-feira o payroll de janeiro, que mede o nível de empregos naquele país, e o Brasil divulga na quarta-feira o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e o PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal) de dezembro. Atualmente a taxa de desemprego no Brasil está em 7,5%.