Mainnav

B3 negociar√° contrato futuro de Bitcoin a partir de 17 de abril

BitcoinA Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou o lançamento do contrato futuro de Bitcoin (BIT) pela B3. Produto deve ser disponibilizado ao mercado a partir do dia 17 de abril. Com o funcionamento similar ao de outros contratos futuros, ele permitirá ao investidor negociar a variação de preço da criptomoeda em um mercado regulado e com liquidez diária.
O contrato futuro de Bitcoin utilizar√° o √≠ndice Nasdaq Bitcoin Reference Price (NQBTC) como refer√™ncia. O valor de um contrato ser√° o equivalente a 0,1 bitcoin, ou seja, 10% do valor da criptomoeda em reais, e o vencimento dos contratos ser√° mensal. Nesse tipo de contrato, a liquida√ß√£o ser√° exclusivamente financeira, ou seja, n√£o h√° compra e venda de criptomoedas. Os resultados financeiros das negocia√ß√Ķes ocorrem sobre a varia√ß√£o de pre√ßo da Bitcoin.
O contrato futuro de Bitcoin contará, no primeiro momento, com formadores de mercado, agentes que negociam o produto e ajudam a trazer liquidez e confiabilidade para a formação de preços. Atualmente, a B3 já negocia 14 ETFs e BDRs de ETFs relacionados ao mercado de criptomoedas.