Mainnav

B3 negociará contrato futuro de Bitcoin a partir de 17 de abril

BitcoinA Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aprovou o lançamento do contrato futuro de Bitcoin (BIT) pela B3. Produto deve ser disponibilizado ao mercado a partir do dia 17 de abril. Com o funcionamento similar ao de outros contratos futuros, ele permitirá ao investidor negociar a variação de preço da criptomoeda em um mercado regulado e com liquidez diária.
O contrato futuro de Bitcoin utilizará o índice Nasdaq Bitcoin Reference Price (NQBTC) como referência. O valor de um contrato será o equivalente a 0,1 bitcoin, ou seja, 10% do valor da criptomoeda em reais, e o vencimento dos contratos será mensal. Nesse tipo de contrato, a liquidação será exclusivamente financeira, ou seja, não há compra e venda de criptomoedas. Os resultados financeiros das negociações ocorrem sobre a variação de preço da Bitcoin.
O contrato futuro de Bitcoin contará, no primeiro momento, com formadores de mercado, agentes que negociam o produto e ajudam a trazer liquidez e confiabilidade para a formação de preços. Atualmente, a B3 já negocia 14 ETFs e BDRs de ETFs relacionados ao mercado de criptomoedas.