Mainnav

Susep prepara sistema de rating para avaliação consolidada de riscos

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) está desenvolvendo um sistema de rating com a finalidade de aperfeiçoar o seu processo de supervisão dos mercados de seguro, previdência aberta, capitalização e resseguro. A metodologia proporcionará à Susep uma visão mais abrangente das empresas supervisionadas, com foco em sua situação econômico-financeira e abrangendo também governança, métodos de gestão de riscos e controles internos. “Este processo ainda está em gestação e nosso objetivo hoje é ouvir o setor e passar a metodologia para vocês”, declarou a superintendente da autarquia, Solange Paiva Vieira em webinar sobre a novidade realizado na última quarta-feira (03/06).
A classificação final será confidencial e comunicada somente para as entidades supervisionadas objetos das avaliações, que não poderão divulgá-la. O processo, assinalou a coordenadora Myrian Neves, tomará por base o mapeamento de riscos e de seus respectivos controles, além da própria solidez econômico-financeira da entidade. “Serão considerados elementos e critérios quantitativos e qualitativos, que serão apurados e avaliados pelas áreas de supervisão da Susep”, disse ela.
Os próximos passos da iniciativa envolvem a realização de um ensaio, previsto para o segundo semestre. Até lá, a Susep planeja realizar outros eventos de apresentação do sistema de rating para companhias dos segmentos sob a sua supervisão. “A Susep entrará em contato com algumas empresas para debater sobre o método e o projeto-piloto”, anunciou o diretor Vinicius Brandi.