Edição 369
Esta edição de Investidor Institucional traz os vencedores do Troféu Benchmark, premiação que será entregue aos 22 profissionais que atuam na área de investimentos e que foram os mais votados pelo mercado, em eleição promovida por esta revista. Em meu nome e em nome de toda a equipe que produz a revista Investidor Institucional, parabenizamos a todos os 22 eleitos.
Além dos perfis dos premiados com o Troféu Benchmark, esta edição traz também outras reportagens de peso. Uma delas é a que mostra as estratégias dos fundos de pensão para definir quanto de suas carteiras será direcionada a gestão ativa, em busca de alpha, e quanto será direcionada à gestão passiva, em busca de beta.
A definição desses percentuais não é uma tarefa simples, pois a escolha da gestão ativa depende da entidade contar com estrutura, especializações e competências necessárias para acompanhar diferentes gestores e diferentes estratégias. O objetivo é gerar diversificação e estratégias descorrelacionadas, que permitam ganhar em diferentes cenários. Veja mais na página 14.
Outra reportagem relevante desta edição é a que mostra a certificação do Fundo Municipal de Previdência de Salvador (Fumpres) com o NÃvel IV do Pró-Gestão. O instituto de Salvador (BA) é o sexto a receber a certificação nesse nÃvel máximo, estando apto a fazer investimentos em classes de ativos vedadas a outros RPPS e também passando a contar com limites de investimentos menos restritos. Veja mais na página 18.
O Pró-Gestão é, sem sombra de dúvida, um programa exitoso do Ministério da Previdência Social (MPS). Subiu a régua para os RPPS e hoje uma grande parte dos regimes próprios contam com equipes de excelência na área de gestão de recursos.