IMA continua decepcionando em fevereiro
Edição 246
Os investimentos dos institucionais fecharam mais um mês com péssimos resultados, com a rentabilidade de todas as aplicações do mercado doméstico aquém das suas metas atuariais. A famÃlia IMA, que já no mês passado desapontou, neste mês despejou mais um balde de água fria nos aplicadores: o IMA rendeu 0,29% negativos, o IMA-B menos 0,88% e o IMA-B%+ menos 1,12%.
No acumulado do ano, formado pelos meses de janeiro e fevereiro, a rentabilidade da famÃlia IMA também deixou a desejar, tendo sido muito baixa ou negativa. Em 12 meses até fevereiro, no entanto, a situação muda completamente, com os IMAs tendo salvado a meta atuarial (ou pelo menos parte dela) de muitos institucionais (ver gráfico ao lado).
No mês de fevereiro, entre os indicadores acompanhados pela revista Investidor Institucional, os dois melhores foram os Ãndices Dow Jones Industrial e S&P 500, ambos do mercado de ações norte-americano.
O Ibovespa foi o indicador de bolsas que mais caiu, com baixas de 3,91% em fevereiro, 5,79% nos 2 meses acumulados de 2013 e 14,35% no acumulado de 12 meses. O que se saiu melhor foi o SMLL, que mede o desempenho das ações de pequenas empresas, com resultados positivos no mês, em 2 meses e em 12 meses.