Mainnav

Postalis vai selecionar gestores para novos fundos multimercados

Pedro Pedrosa PostalisO Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios, vai realizar ainda neste semestre um processo interno de seleção de gestores para sua carteira de fundos multimercados. A fundação pretende substituir os três fundos que possui nessa classe, todos de estratégia macro, por quatro novos fundos com estratégias quantitativas, long short direcional, long short neutro e juros e moeda.
Além de mudar as estratégias, a fundação também pretende ampliar a alocação da carteira, dos atuais R$ 45 milhões para R$ 200 milhões até o final deste ano. Segundo o diretor de investimentos do Postalis, Pedro Pedrosa, "os atuais fundos multimercado têm apresentado performance muito abaixo do benchmark na relação risco e retorno. Nosso objetivo é buscar essas novas estratégias, mais adequadas à nossa carteira".
Além do baixo retorno trazido pela estratégia macro, também pesou na decisão de substituir as estratégias um estudo que projetou o retorno potencial dos macro, num horizonte de 12, 24 e 36 meses, abaixo do que trariam as quatro novas estratégias. A meta de retorno estabelecida na Política de Investimentos 2021-2025 da fundação para os fundos multimercados, é de Selic mais 4 pontos percentuais.
Além da mudança na carteira de multimercados a Postalis também pretende incrementar sua exposição em renda variável e investimentos no exterior, seguindo a lógica de ampliar o risco para conseguir rentabilizar melhor a carteira num cenário desafiador de juros baixos, bastante complexo para as fundações alcançarem as metas atuariais dos seus planos de benefícios.
No final de 2019, quando terminou a intervenção no Postalis e assumiu a atual diretoria, a carteira de investimentos do Postalis estava com cerca de 80% concentrada em renda fixa. Desde então a fundação segue um plano de diversificação das alocações.