Mainnav

Previc desenvolve nova ferramenta para acessar dados das EFPCs

TecnologiaA Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) está desenvolvendo, em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), uma ferramenta que permitirá o acesso à informações rápidas e confiáveis do sistema de fundos de pensão. O protótipo da primeira versão do painel de informações gerenciais do sistema, que ganhou o nome de Eva (acrônimo de estruturação, visualização e análise), já foi apresentado a diretores da autarquia para validação.
Inicialmente esses painéis virtuais serão direcionados ao uso dos servidores da autarquia, permitindo otimizar o trabalho das equipes e dando celeridade na busca das informações, além de aumentar a produtividade dos processos de licenciamento e fiscalização. Para o diretor-superintendente da Previc, Ricardo Pena, “embora a primeira etapa do Eva seja voltada aos servidores da autarquia, os efeitos desse projeto poderão ser sentidos por toda a sociedade. Já que os painéis virtuais, com informações gerenciais, vão ajudar na gestão e execução dos processos de supervisão das EFPCs, garantindo mais transparência e segurança a todo o segmento”.
Em suas próximas etapas, através de um painel virtual a ser projetado, o Eva será disponibilizado à sociedade através do portal da Previc. Nele os usuários poderão visualizar e gerar dados abertos das entidades e dos planos de benefícios, além de poderem acompanhar os processos de licenciamento e comparar despesas administrativas das entidades fechadas. Tudo em linguagem acessível e formato amigável e interativo, para facilitar o uso dos participantes e assistidos.
“Essa é uma demanda antiga dos usuários do setor, que buscam agilidade e transparência no acesso a dados e informações referentes ao segmento previdenciário fechado”, lembra Pena. “O Eva irá aumentar o nível de confiabilidade dos dados por meio da padronização dos processos de extração, tratamento e carregamento das informações nas bases da autarquia, de forma integrada e documentada”. A previsão é que o Eva seja concluído em 18 meses.