Mainnav

Cifrão posterga equacionamento de déficit de 2022 do MoedaPrev

Casa daMoedaMais um fundo de pensão aprovou a postergação do equacionamento de déficit de 2022, baseando-se nos critérios estabelecidos na Resolução 58 do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC). A Cifrão, fundação da Casa da Moeda do Brasil, aprovou no dia 07 de março de 2024 a postergação do equacionamento de déficit de 2022 do Plano MoedaPrev, cujas contribuições extraordinárias começariam a ser cobradas de assistidos e patrocinadora a partir do próximo mês de abril.
O plano fechou o ano de 2022 com um déficit de R$ 9,2 milhões, que caiu para R$ 5,8 milhões no exercício de 2023 devido ao desempenho positivo dos investimentos. Segundo a entidade, a carteira de investimentos do plano rendeu 13,54% no ano passado, para uma meta atuarial de 8,41%, permitindo a redução do déficit acumulado.
A entidade ressalta que a decisão de postergar o equacionamento de déficit só foi possível por enquadrar-se nos critérios estabelecidos pela Resolução 58, que exige estudos técnicos indicando que a medida não representa risco relevante à liquidez e à solvência do plano.