Mainnav

Libertas divulga relatório de transparência salarial por gênero

salários homens mulheresA Libertas, fundo de pensão patrocinado por estatais de Minas Gerais, publicou o seu Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens - 1º Semestre de 2024. O estudo, baseado em dados coletados de 112 funcionários na data de 31 de dezembro de 2023, concluiu que o salário mediano das mulheres da entidade equivale a 88,7% do recebido pelos homens. Já na média aritmética, o salário delas corresponde a 97,6% do deles.
Dos 112 pesquisados no quadro de funcionários da fundação, 57,7% são mulheres e, entre elas, 14,4% são negras e 43,2% não negras. Os outros 42,3% são homens e, entre eles, 9% são negros e 33,3% não negros.
A diferenciação salarial por gênero é mais acentuada, na Libertas, nas atividades exercidas por profissionais de nível superior, onde o salário mediano feminino corresponde a 77,7% do salário dos homens, porém sobe para 80,1% quando usado o critério da média aritmética. Já nas atividades relacionadas a serviços administrativos, o salário mediano das mulheres é 100% do recebido pelos homens, subindo para 105,4% quando se usa o critério da média aritmética.
Entre os critérios de remuneração adotados pela entidade, os principais são: plano de cargos e salários ou plano de carreira; cumprimento de metas de produção; disponibilidade para horas extras, reuniões com clientes e viagens; tempo de experiência profissional; e capacidade de trabalho em equipe. A entidade não premia a disponibilidade da pessoa em ocupações específicas e nem a proatividade, desenvolvimento de ideias e sugestões.
Já entre as iniciativas para ampliar a diversidade na entidade, a Libertas adota ações de apoio a compartilhamento de obrigações familiares para ambos os sexos e também políticas de promoção de mulheres para cargos de direção e gerência. Não adota, porém, políticas de contratação de mulheres (negras, com deficiência, em situação de violência, chefes de família e LGBTQIA+).