Mainnav

Susep abre consulta pública para seguros e previdência verde

idoso e sustentabilidadeA Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou no Diário Oficial da União da última quarta-feira (5/6) um edital de consulta pública com o objetivo de normatizar planos de seguros e de previdência complementar aberta sustentáveis. Segundo a diretora da Susep, Jessica Bastos, a proposta pretende “estabelecer parâmetros para que produtos de seguro e de previdência complementar aberta possam ser considerados sustentáveis, e que, nessa condição, estejam alinhados ao Plano de Transformação Ecológica implementado pelo governo federal”. A consulta pública permanecerá aberta para recebimento de sugestões por um mês, até o dia 06 de julho.
Nota da Susep diz que “considerando que os contratos de seguro constituem importante alavanca do desenvolvimento econômico e social e, tendo em vista que cabe à Susep coordenar a política de seguros com a política de investimentos em voga, a autarquia foi chamada a participar, juntamente com diversos outros órgãos, da elaboração da taxonomia sustentável brasileira e a integrar o comitê que irá coordenar a sua implementação”.
Ainda de acordo com a autarquia, “a elaboração da proposta normativa colocada em consulta pública, que irá desenhar a taxonomia de seguros e previdência complementar aberta sustentáveis é, também, uma das entregas da Susep nesse esforço governamental conjunto”. Definida essa taxonomia, será possível orientar investimentos para as atividades econômicas consideradas sustentáveis do ponto de vista de seus impactos climáticos, ambientais e sociais.