Mainnav

Copom decide por unanimidade cortar Selic em 0,50 pp, para 10,75%

banco central2Em linha com as expectativas do mercado o Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central, reduziu nesta quarta-feira (20/3) a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, para 10,75% ao ano. A decisão foi tomada por unanimidade pelos nove membros do comitê, formado pelos oito diretores mais o presidente do BC.
Ao contrário dos últimos comunicados do BC, que apontavam novos cortes de igual magnitude para duas reuniões à frente, neste comunicado a autoridade monetário limitou-se a fazer essa projeção para apenas uma única reunião à frente. “Os membros do Comitê, por unanimemente, optaram por comunicar que anteveem, em se confirmando o cenário esperado, redução (da Selic) de mesma magnitude na próxima reunião”.
O comunicado divulgado pelo BC indica que “o conjunto dos indicadores de atividade econômica segue consistente com o cenário de desaceleração da economia antecipado pelo Copom. A inflação cheia ao consumidor manteve trajetória de desinflação, enquanto as medidas de inflação subjacente se situaram acima da meta para a inflação nas divulgações mais recentes”.
Apesar disso, o comunicado destaca dois pontos de atenção em relação aos cenários para a inflação. O primeiro deles traria um risco de alta, derivado de “pressões inflacionárias globais (assim como de) uma maior resiliência na inflação de serviços”. Já o segundo ponto traria um risco de baixa, decorrente de “uma desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a projetada (assim como por) impactos do aperto monetário sobre a desinflação global se mostrarem mais fortes do que o esperado”.