Mainnav

Ata do Copom fala em “maior flexibilidade da política monetária”

banco central1A ata da reunião do Copom, divulgada nesta terça-feira (26/3), afirma que a razão pela qual o comitê reduziu as projeções de corte dos juros de 0,50 pontos percentuais à apenas uma reunião à frente, ao contrário dos comunicados anteriores que apontavam um horizonte mais largo de cortes dos juros, seria a necessidade de ter “maior flexibilidade na condução da política monetária apropriada para o atingimento da meta de inflação”.
Segundo o comunicado, “com as incertezas do cenário, julgou-se apropriado ter maior flexibilidade de política monetária. Além disso, uma retirada tardia possivelmente (seria) vista como uma promessa não cumprida e deveria ser evitada porque poderia ter impacto sobre a credibilidade futura da comunicação e provocar volatilidade excessiva”.
No entanto, “a alteração na comunicação se deve a uma mudança na incerteza e não no cenário-base, (refletindo) tão somente uma análise de custo-benefício da utilização desse instrumento adicional de política monetária”. O comunicado do Copom reforçou que “seria um equívoco interpretar a mudança na sinalização futura como uma indicação de alteração do ciclo de política monetária compatível com o cenário-base”.
Fica claro que o Copom vê algumas incertezas que não via e que, frente a elas, o órgão quer ter maior flexibilidade na condução da política monetária. Para acessar a íntegra do comunicado do Copom, clique aqui