Mainnav

Ricardo Nardini deixa Anbima e assume diretoria da CFA Society

Ricardo Nardini, ex-gerente executivo de certificação e educação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), onde esteve durante os últimos treze anos, é o novo diretor-executivo da CFA Society Brazil. Sua meta é atrair apoiadores e definir novas parcerias, além de desenvolver novas iniciativas na área educacional.

"Ao longo dos 13 anos em que estive à frente do departamento de certificação da Anbima, estruturei a Associação Planejar e a certificação CFP (Certified Financial Planner) no Brasil, e criei a certificação CGA (Certificação de Gestores ANBIMA), que, aliás, foi inspirada em parte no currículo do CFA", conta Nardini, em comunicado. "Acredito que minha experiência pode ser utilizada dentro da CFA Society Brazil para cativarmos novas instituições e novos membros que queiram ser apoiadores de nossos projetos", complementa.

Em junho deste ano, CFA Society Brazil e Anbima anunciaram a criação de um exame especial da CGA para detentores da certificação CFA. A partir do exame de setembro, os profissionais com certificação CFA poderão obter a certificação CGA com a aprovação em apenas um exame, que possui conteúdo local e reduzido em relação à versão original.

Em 2019, o CFA Institute adicionará pela primeira vez tópicos sobre criptomoedas e blockchain nos programas dos exames de níveis I e II que serão aplicados em 2019. "Os bancos estão procurando entender essas novas tecnologias e usá-las para expandir os seus negócios”, nota Nardini.