Mainnav

Solange Paiva Vieira assume a superintendência da Susep

A economista Solange Paiva Vieira foi nomeada para o cargo de superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Tanto sua nomeação quanto a exoneração de Joaquim Mendanha de Ataídes, que deixa a direção do órgão, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de hoje.

A nova superintendente da Susep ocupava a direção da Fapes, o fundo de pensão dos funcionários do BNDES, desde meados de 2017. Ela conseguiu aprovar na Previc recentemente o fechamento do plano BD da entidade para novas adesões, por causa do seu déficit atuarial, que mesmo após ajustes de contribuições adicionais e cortes de benefícios continuavam da ordem de R$ 340 milhões no segundo semestre do ano passado.

Solange também dirigiu a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) entre o final de 2007 e início de 2011 e a Secretaria de Previdência Complementar (SPC), órgão que precedeu a Previc na tarefa de regular e fiscalizar os fundos de pensão, entre 2000 e 2001. Ela participou ativamente da equipe de transição do então presidente eleito Jair Bolsonaro e desde o início do governo era tida como provável superintendente da Susep, o que agora se confirmou.