Mainnav

Gestão de investimentos da Fapes recebe rating “forte” da Fitch

A Fapes, fundo de pensão dos empregados do BNDES, contratou a agência de rating americana Fitch para avaliar o processo de gestão de investimento do seu Plano Básico de Benefícios (PBB), o maior da entidade, com uma carteira efetiva da ordem de R$ 15 bilhões. A Fitch Rating deu a nota “forte” ao processo de investimentos, a segunda mais alta na escala da agência, com a perspectiva “estável”. Segundo o diretor de Investimentos da entidade, André Loureiro, “o resultado reafirma aos nossos patrocinadores e clientes – participantes e assistidos – a confiabilidade do nosso modelo de gestão”.
Além do PBB a fundação conta atualmente com dois outros planos, o FAPES Família e o FAPES Futuro (este último exclusivo para empregados da Fundação). Com uma carteira de investimentos de pouco mais de R$ 15 bilhões, a entidade é a 11ª maior do segmento de previdência complementar fechada no Brasil.
O processo de avaliação envolveu a checagem de todos os processos relacionados aos investimentos, a tecnologia empregada, os perfis e experiência dos profissionais envolvidos e os mecanismos de avaliação e monitoramento de riscos e compliance. “O rating considera o processo de investimento bem definido e organizado, sua estrutura bem organizada, a experiência dos executivos e um robusto sistema de front-office. O rating também reflete a abordagem de risco conservadora da Fapes, os bons controles de risco e compliance e a relação com o principal patrocinador dos planos de benefícios, o BNDES”, diz o comunicado da agência.
“A Fitch não fez somente uma avaliação completa da nossa gestão de investimentos, mas indicou frentes de atuação para tornar os processos da Fapes ainda mais robustos”, afirmou Loureiro.