Mainnav

Com queda do Ibovespa, Vivest tem desempenho negativo em setembro

SiminoJorgeVivestA Vivest, fundo de pensão com patrocínio de empresas predominantemente do setor elétrico, registrou rentabilidade negativa, de -1,3%, no mês de setembro, para uma meta atuarial de 0,3%. Já no acumulado do ano até setembro a rentabilidade é de 6,6%, para uma meta atuarial de 20,7% no período.
De acordo com o diretor de investimentos da Vivest, Jorge Simino Junior, o resultado de setembro foi bastante impactado pela queda do Ibovespa, que caiu 6,6% no mês, pior resultado do índice desde março de 2020, quando caiu 29,9% com a chegada da pandemia. Por essa razão, os investimentos em renda variável da Vivest sofreram queda de 6,9% em setembro.
Os investimentos no exterior tiveram retorno de 0,7% em setembro e de 14% no acumulado do ano. “O resultado acumulado no ano poderia ter sido ainda melhor, se não houvesse a regulação que determina que as entidades de previdência complementar só podem investir até 10% do patrimônio no exterior”, explica Simino.
Em setembro, os suplanos BSPS, BD e CV ficaram negativos em 1,5%, 1% e 0,9%, respectivamente. O desempenho do BSPS foi pior que os demais porque sua carteira tem mais títulos públicos NTN-Cs, que desvalorizaram no mês, além da ações da Vale, que caíram 13,5% em setembro. No acumulado do ano, os mesmos subplanos rentabilizaram 7,6%, 4,2% e 3%, respectivamente.