Mainnav

Petros divulga prévia dos resultados de 2021

A Petros, fundo de pensão que tem a Petrobras como principal patrocinadora, divulgou uma prévia dos resultados dos seus planos de investimentos no mês de dezembro e no acumulado do ano passado. No último mês de 2021, os planos PP-2, PPSP-R, PPSP-NR e PP-3 valorizaram 1,1%, 1% , 1% e 1,4%, respectivamente. No acumulado do ano passado, o PP-2 acumulou rentabilidade positiva de 2,8%, enquanto o PPSP-R, o PPSP-NR e o PP-3 desvalorizaram 3,8%, 3,1% e 3,1%, respectivamente.
Explicando os resultados de 2021, a fundação diz que “o ano de 2021 foi marcado por fortes turbulências, alta da inflação e elevação da taxa de juros. Essa conjuntura, aliada aos efeitos remanescentes da pandemia, alterou o nível de preços dos ativos no mercado de renda fixa e de renda variável”. Isso trouxe baixo desempenho aos ativos nos quais a fundação investe e, ao mesmo tempo, pressionou a inflação gerando metas atuariais elevadas.
Segundo a fundação, “os resultados recentes não afetam a solidez da carteira da Petros, composta majoritariamente por títulos públicos e fundos ativos, além de ações de empresas consolidadas, com a robustez necessária para enfrentar momentos de turbulência e se recuperar de crises”.