Mainnav

Funcef cria comitê de risco com três membros independentes

Gilson Santana FuncefO Conselho Deliberativo da Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa, aprovou a criação de um Comitê de Riscos com o objetivo de aprimorar a tomada de decisão na entidade. Entre as funções da nova instância está a de recomendar ao Conselho Deliberativo a aprovação, ou a rejeição, de matérias envolvendo temas relacionados à gestão de risco.
A nova instância de análise de riscos atuará de maneira coordenada com o Comitê de Auditoria com o objetivo de facilitar a troca de informações, assim como viabilizar os ajustes necessários à estrutura de governança da fundação e o efetivo tratamento dos riscos.
Vinculado diretamente ao Conselho Deliberativo (CD), o Comitê de Riscos terá três membros independentes, com mandato de dois anos, que serão escolhidos pelo CD por meio de um processo seletivo a ser lançado em breve. A nota da fundação não dá maiores informações sobre quando será iniciado o processo seletivo.
“O comitê irá supervisionar todas as atividades de gestão dos riscos a que Fundação está exposta”, explica o presidente da Funcef, Gilson Santana. “A ideia é oferecer um olhar mais abrangente, independente e apurado para identificar e lidar com o impacto que esses riscos podem ter nos planos, sejam eles legais, operacionais, atuariais, previdenciários, financeiros, de segurança da informação, entre outros”, complementou.