Mainnav

Cunha é selecionado para um novo mandato à frente da Eletros

Pedro Paulo daCunhaEletrosPedro Paulo da Cunha, atual presidente da Eletros, fundo de pensão com patrocínio de seis empresas ligadas ao setor elétrico (das quais a principal é a Eletrobras), foi escolhido pelo Conselho Deliberativo da entidade para um novo mandato de três anos. As providências para a habilitação de Cunha junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) já foram iniciadas.
O processo seletivo para a escolha do dirigente da entidade começou há cerca de dois meses e contou com a participação de mais de uma dezena de candidatos, dos quais seis chegaram à etapa final. Esses foram analisados e entrevistados pelo Conselho Deliberativo da entidade durante esse período, que optou por dar um novo mandato a Cunha.
Ele terá a missão de comandar a entidade em sua nova fase, com sua principal patrocinadora, a Eletrobras, já como empresa privada. A empresa foi privatizada em junho deste ano. Uma das diretrizes de Cunha é buscar novas patrocinadoras para a entidade, inclusive entre entes federativos, dentro do espirito da Emenda Constitucional nº 103 (EC 103).
O primeiro ente federativo que assinou convênio de adesão com a Eletros foi o município paulista de Sorocaba, para fazer a gestão do seu Regime de Previdência Complementar (RPC). Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior paulista, com uma população de mais de 690 mil habitantes e cerca de 11 mil servidores municipais. O Produto Interno Bruto (PIB) da cidade é de pouco mais de R$ 32 bilhões, o 19º maior do país. O RPC sorocabano fará parte do plano de Contribuição Definida (CD) ServPrev Brasil, criado especificamente pela Eletros para abrigar esse tipo de patrocínio.