Mainnav

Previ publica inventário de emissões de gases do efeito estufa

arvoresA Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, divulgou nesta segunda-feira (17/10) seu inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), um levantamento que dimensiona sua pegada de carbono. A Previ é o primeiro fundo de pensão brasileiro a medir e publicar um inventário de emissões de GEE.
O inventário GEE da Previ é enquadrado na categoria Prata dentro do Programa Brasileiro GHG Protocol, que estabelece a obrigação de um levantamento completo, incluindo além das emissões diretas da organização também as emissões associadas às aquisições, transmissões e distribuição de energia e informação das emissões relativas à cadeia de valor e suprimentos.
No caso de uma Entidade Fechada de Previdência Complementar, a maior parte das emissões está justamente nessa parte da cadeia de valor, pois deve incluir as emissões declaradas pelas empresas que compõem a carteira de investimentos de seus planos. A base de dados do inventário da Previ contemplou as emissões realizadas em 2021.
Por meio do inventário de GEE, é possível quantificar as emissões, avaliar o impacto dos esforços de mitigação das emissões e fornecer informações necessárias para que sejam elaboradas estratégias mais eficientes para a transição do portfólio para uma economia de baixo carbono, no longo prazo.
Criado em 2008, o Programa Brasileiro GHG Protocol é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa. Foi desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV e pelo World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, World Business Council for Sustainable Development e 27 Empresas Fundadoras.