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Néos amplia ferramentas digitais na comunicação com participantes

Augusto ReisNeosA Néos, fundo de pensão patrocinado pela NeoEnergia e que nos últimos anos já incorporou quatro outras fundações (Faelba, Fasern, Celpos e mais recentemente Faceb), está modernizando a forma como se comunica com seus participantes, passando a adotar linguagens mais digitais e mais interativas. A fundação contratou o grupo CRT para fazer a modernização do seu site e também a empresa uFund para automatizar o processo de concessão de empréstimos aos participantes.
“Não vou falar em transformação digital porque esse já é um termo muito desgastado, e muito genérico, mas o que estamos fazendo são melhorias digitais que trazem mais facilidades aos nossos participantes”, explica o presidente da fundação, Augusto Reis. “O relacional deles com a fundação fica mais fácil”.
De acordo com Reis, o site da Néos vai ganhar mais navegabilidade e mais interatividade, permitindo ao participante acessar com mais facilidade informações relevantes tanto da entidade quanto dos planos e das suas contas individuais, especificamente. A Néos possui sete planos de benefícios, sendo três de Benefício Definido (BD) e quatro de Contribuição Definida (CD), com um total de 18 mil participantes e reservas que somam cerca de R$ 3,5 bilhões.
Na área de empréstimos, a nova ferramenta digital permitirá que o participante contrate, com apenas quatro cliques, uma operação de empréstimo automaticamente. Como a fundação já conhece as margens consignáveis e o valor das reservas de cada participante, que se encontram registradas em seus sistemas internos, a nova ferramenta digital vai simplesmente buscar essas informações para checar se os valores solicitados estão dentro das margens de segurança, e em caso afirmativo a operação é viabilizada na hora, explica Reis.
Segundo Reis, o objetivo não é promover o endividamento do participante, mas dar a ele uma opção em caso de necessidade de recursos numa emergência, para que não fique nas mãos de bancos que cobram taxas de juros bem mais elevadas que a da fundação. A Néos cobra uma taxa que varia de IPCA + 4,5% a IPCA + 5%, atualmente. A entidade tem cerca de R$ 80 milhões em empréstimos ao participante, que representam cerca de 2,3% das suas reservas totais.
De acordo com Reis, embora a fundação esteja empenhada em divulgar essas novas facilidades digitais aos participantes, tanto na utilização das informações do site quanto nos empréstimos aos participantes, os sistemas mais antigos de comunicação, como telefone ou mesmo presencial, não serão abandonados. “Precisamos pensar naquela geração mais antiga, que não tem tanta familiaridade com a linguagem digital, e que ainda prefere usar os métodos mais tradicionais”, explica Reis. “Temos participantes com mais de 80 anos, então o leque dos nossos participantes pega desde os baby-boomers até a geração Y”.