Mainnav

Novo diretor de investimentos da Ceres defende gestão técnica

Jobson de Barros DantasCeresJobson de Barros Dantas é o novo diretor de investimentos da Ceres, fundo de pensão patrocinado pela Embrapa, Emater e outras empresas. Escolhido pelo Conselho Deliberativo através de processo seletivo, Dantas já atuava na fundação desde 2011 nas áreas de gestão de investimentos e gestão de risco, inclusive compondo os Comitês de Investimentos e de Ética. Formado em administração, ele tem especialização em gestão estratégica de organizações e mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas.
Segundo ele, em entrevista dado ao site da Ceres, sua prioridade será “atuar de modo a preservar a liquidez, a solvência e a rentabilidade necessárias ao equilíbrio dos planos de benefícios”. Isso passa, segundo ele, “por fazer gestão de forma colegiada, técnica e direcionada às peculiaridades de cada um dos 18 planos de previdência que a Ceres administra”.
Dantas pondera que “a integração da gestão dos investimentos com a gestão dos compromissos previdenciários é imprescindível para o atingimento dos objetivos e a manutenção de resultados consistentes”.
Na sua visão, “desde 2020 (o País) atravessa um período de grande instabilidade, que gera naturalmente oscilações temporárias nos nossos números, mas que não afeta a solidez das carteiras de investimentos dos planos”. Os gestores de fundos de pensão, porém, devem ficar atentos aos momentos de stress de mercado e adotar medidas pontuais, “sem perder de vista que o nosso foco é no longo prazo”.
Ele defende que as decisões de investimentos sejam embasadas “em criterioso processo de seleção de ativos, gestores e veículos de investimentos, (contando) com a participação efetiva de todas as instâncias de governança da Ceres”.