Mainnav

Capef lança edital para vender 19 imóveis comerciais em leilão

imoveis1A Capef, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, lançou edital para vender em leilão 19 imóveis comerciais da sua carteira do plano de Benefício Definido (BD). Os imóveis contemplam desde salas e lojas comerciais até prédios e galpões espalhados por diversas capitais do País, com lances iniciais que variam de R$ 440 mil a R$ 13,59 milhões. Os lances poderão ser feitos até o dia 29 de março através do site da empresa contratada para realizar o leilão, a Frazão Leilões.
A Capef decidiu desfazer-se dessa carteira imobiliária para adequar-se à Resolução 4.664, antiga Resolução 4.661 editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2018, que restringiu a posse de imóveis físicos por parte de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) a partir de 2030.
De acordo com norma contida nessa resolução, os investimentos em imóveis por parte das EFPCs deverão ser feitos exclusivamente através de Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) ou Fundo de Investimento em Cotas de FII (FICFII). Nos últimos anos, entretanto, vários dirigentes de fundos de pensão têm criticado a norma e pedido sua revogação.
Além da comercialização dos imóveis pela modalidade de leilão, outra estratégia de vendas aprovada pelo Conselho Deliberativo da Capef foi a venda parcelada dos imóveis em até 60 prestações mensais, com índice de correção e juros baseado na meta atuarial do Plano.