Mainnav

Previc aprova o nome de Fukunaga para a presidência da Previ

João Luiz Fukunaga1PreviO nome de João Luiz Fukunaga foi habilitado nesta segunda-feira (27/2) pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) para ocupar o cargo de presidente da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil. O nome de Fukunaga havia sido indicado pela patrocinadora e aprovado pelo Conselho Deliberativo da fundação na última sexta-feira (24/2). A posse do novo presidente, substituindo Daniel Stieler que deixou a fundação por ter se aposentado no Banco do Brasil, acontecerá nesta terça-feira (28/2).
O mandato do novo presidente da Previ irá até maio de 2026, de acordo com as regras estatutárias da fundação. Fukunaga é funcionário do Banco do Brasil desde 2008, sendo o primeiro presidente da entidade associado ao Plano Previ Futuro. Como funcionário do Banco do Brasil, exerceu a função de escriturário e se engajou a partir de 2012 nas atividades do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, tendo ocupado na entidade os cargos de secretário de Assuntos Jurídicos e secretário de Organização e Suporte Administrativo. Ele ocupava o cargo secretário de Organização e Suporte Administrativo quando foi convidado pela direção do banco para assumir a presidência da Previ.
No Banco do Brasil exercia também, desde janeiro de 2022, o cargo de auditor sindical, atuando nas negociações entre os funcionários e a direção do banco. Sua indicação ao cargo de auditor sindical foi feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). Fukunaga é graduado em História e tem mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.