Mainnav

Regulador investigará fundo de pensão sueco após perdas nos EUA

SuéciaO órgão de fiscalização financeira da Suécia, FSA (Finansinspektionen), irá investigar a gestão de risco do fundo de pensão Alecta, maior fundo de pensão do país, devido a seus investimentos no Silicon Valley Bank, First Republic Bank e Signature Bank, que faliram nos Estados Unidos. A autoridade reguladora comunicou a ação nesta quinta-feira (4/5).
A investigação será focada em como a Alecta mede os riscos em seus investimentos. O fundo de pensão tinha uma exposição total de US$ 2 bilhões nos bancos americanos, que foi reduzida a zero, além de ter vendido uma participação no First Republic Bank com prejuízo. O patrimônio total da fundação é de US$ 104 bilhões.
A FSA revisará se o Alecta seguiu as regras internas e externas em relação ao seu investimento no setor bancário dos EUA. A investigação começou após questionamentos e uma revisão de documentação relacionada aos aportes nos bancos, nas últimas semanas. O Alecta afirmou que vai cooperar com a investigação. O CEO da fundação renunciou ao cargo em abril, como parte de um trabalho do Conselho do fundo para restaurar a confiança na entidade.
O chefe de supervisão de risco de seguros da FSA, Ellinor Samuelsson, disse em comunicado que a tarefa da agência é prevenir e remediar os problemas do mercado financeiro, garantindo a proteção do dinheiro dos poupadores de aposentadoria.