Mainnav

Fapes transforma auditoria interna em gerência subordinada ao CD

Carolina TavaresFapesA Fapes, fundo de pensão dos funcionários do BNDES, transformou sua área de auditoria interna numa gerência dedicada a avaliar, revisar e analisar os processos internos da entidade, incluindo os temas financeiros, operacionais, contábeis, de recursos humanos e de tecnologia da informação. A nova gerência será comandada por Carolina Tavares, que anteriormente atuava como líder da área, mantendo autonomia em relação à administração e subordinada diretamente ao Conselho Deliberativo da fundação.
A nova gerência chefiada por Tavares ganhará uma equipe própria e atuará em conjunto com o Comitê de Auditoria. “Nossa atividade ganha importância e isso demonstra o quanto os conselheiros da Fapes valorizam esse pilar da governança”, avalia a nova gerente. Embora não seja obrigatória pela regulação, a existência de uma área de auditoria interna é recomendada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Para o coordenador do Comitê de Auditoria da Fapes, José Felgueiras, “o investimento em auditoria interna é uma forma eficaz de rever processos, mitigar riscos e identificar pontos que precisam de melhorias”. Ele acrescenta que “uma Auditoria Interna fortalecida passa mais credibilidade aos participantes dos planos, patrocinador, fornecedores, empregados e demais stakeholders”.