Mainnav

Conselho da Prevdata indica nome de Botelho para presidência

Álvaro Luis Pereira BotelhoDataprevA Prevdata, fundo de pensão dos funcionários da Dataprev, indicou o nome de Álvaro Luis Pereira Botelho para ocupar a presidência da entidade. O nome foi escolhido pelo Conselho Deliberativo através de processo seletivo iniciado em 28/4 e encerrado em 29 de maio.
A indicação do CD já foi encaminhada pela fundação à Previc, autarquia encarregada da fiscalização do sistema de previdência complementar, que analisará se o nome cumpre os requisitos necessários para ocupar o cargo. Entre as qualificações exigidas para a função está a formação de nível superior, experiência mínima de três anos em gestão, não ter sofrido penalidade administrativa, não ter sofrido condenação criminal e ter reputação ilibada.
O prazo para a análise da Previc é de até 30 dias, mas as habilitações dos últimos indicados para cargos de direção de fundos de pensão de patrocinadoras públicas têm saído em menor tempo. No caso de João Fukunaga, a habilitação para assumir a presidência da Previ veio em uma semana, mesmo prazo transcorrido para a habilitação de Camilo Fernandes dos Santos para a presidência do Postalis.
A Prevdata conta com essa agilidade para o exame do nome de Botelho, tanto que já marcou a sua posse para o próximo 15 de junho. Economista de formação, com graduação pela UFRJ e pós-graduação (MBA) em Administração e Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, Botelho já atuou por 11 anos como diretor de Finanças e Serviços Logísticos da Dataprev, além de ter sido presidente do Conselho Fiscal e participado do Comitê de Investimentos. Ele é participante em BPD (Benefício Proporcional Diferido) do Plano CV – Prevdata II.