Mainnav

Avonprev agora é Nossa Prev e terá participantes do grupo Natura

AvonprevDuas semanas após ter recebido da Avonprev o pedido de alterações no regulamento do seu plano de benefícios, incluindo a mudança de sua denominação legal para plano de benefícios Grupo Natura &Co, a Previc autorizou as novas regras no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12/6). Com elas, cerca de 5 mil colaboradores do grupo Natura, que incluem além da empresa do mesmo nome também a Avon e The Body Shop, poderão se incorporar ao plano, cuja denominação fantasia passa a ser Nossa Prev.
“Com a adesão desses quase cinco mil trabalhadores, a gente tem um fortalecimento importante do segmento de previdência complementar fechada. É um exemplo muito positivo para outras empresas que buscam a valorização de seus colaboradores, um exemplo do que pretendemos retomar no fomento da previdência complementar”, afirma Ricardo Pena, superintendente da Previc.
Excluindo a Avon, marca norte-americana que foi incorporada pela Natura no início de 2020, as outras marcas do grupo não possuiam plano de previdência fechada. Até abril último, também a empresa Aêsop fazia parte do grupo, mas foi vendida para a francesa L’Oreal. Os colaboradores das três empresas que compõem o grupo atualmente poderão aderir ao Nossa Prev.
A potencial adesão de cerca de cinco mil novos participantes ao Nossa Prev, conforme cálculos da Previc, representa um importante reforço ao plano. O Avonprev, em seu relatório anual de 2022, reportava um total de 7,1 mil participantes, dos quais apenas 94 eram assistidos. A carteira de investimentos do plano somava R$ 281 milhões em dezembro de 2022, com uma rentabilidade líquida de 12,91% no acumulado do ano.
Para a superintendente da Avonprev, Selma Santos, na discussão sobre qual modelo de previdência privada deveria prevalecer para o grupo, se aberta ou fechada, foram levados em consideração vários aspectos, sempre visando o melhor para o conjunto dos colaboradores. Ela destaca, entre outras vantagens que levaram o grupo a optar pela previdência fechada, a taxa de administração menor. “Isso porque não visamos lucro”, resume.
De acordo com o diretor de Remuneração e Benefícios da Natura, Marcos Milazzo, “depois da vinda da Avon para o grupo Natura &Co, nós começamos a fazer a harmonização de todos os benefícios das empresas até chegar a essa última etapa, da previdência. No início havia o receio de que a migração para a previdência complementar fechada fosse mais burocrática, mas houve muita eficiência da Previc em todo o processo”, diz ele.