Mainnav

Petros torna-se signatária do PRI e assume princípios ASG da ONU

energia eolicaA Petros, fundo de pensão cujo principal patrocinador é a Petrobras, assinou termo de adesão aos Princípios para o Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês), uma iniciativa de grandes investidores em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) em prol do desenvolvimento sustentável.
O PRI conta atualmente com 5.391 signatários distribuídos por cerca de 100 países. As instituições signatárias do PRI precisam responder, a cada ano, um questionário detalhado sobre como os critérios ASG estão incorporados à gestão de seus investimentos.
Ao aderir à iniciativa, a Petros se compromete em colocar em prática seis Princípios para o Investimento Responsável: incorporar os temas ambiental, social e de governança (ASG) às análises de investimentos e aos processos de tomada de decisão; ser proativa e incorporar os temas ESG às políticas e práticas de propriedade de ativos; buscar sempre fazer com que as entidades nas quais a Petros investe divulguem suas ações relacionadas aos temas ASG; promover a aceitação e a implementação do PRI dentro do setor de investimentos; trabalhar para ampliar a eficácia na implementação dos Princípios; divulgar relatórios sobre atividades e progresso da implementação do PRI.
Além do PRI, a Petros também segue o Código Brasileiro de Governança Corporativa do IBGC e os princípios do Código de Stewardship da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), além de possuir o selo do Código de Autorregulação em Governança Corporativa da Abrapp.