Mainnav

Após mais de 30 anos da sua liquidação, Ceplus deixa de existir

poupança quebradaApós mais de 30 anos de tramitação a Previc encerrou a liquidação extrajudicial da Ceplus, o fundo de pensão da Ceplac, órgão do Ministério da Agricultura para acompanhamento do plano da lavoura cacaueira. A liquidação foi decretada em 1990 em razão da insolvência da entidade, relacionada a investimentos questionados na época que levaram a patrocinadora a suspender suas contribuições.
A intervenção e posterior liquidação judicial ocorreu numa época em que a praga agrícola conhecida como “vassoura-de-bruxa” atingia as lavouras de cacau da Bahia, no final da década de 1980. Como consequência, a produção nacional de cacau caiu de 400 mil toneladas em 1980 para pouco mais de 100 mil toneladas no início dos anos 2000, ajudando a desestruturar o setor.
Segundo o diretor de fiscalização e monitoramento da Previc, João Paulo de Souza, o processo de liquidação extrajudicial durou mais de três décadas, pois “estava atrelado a vários fatores, como a necessidade de arrecadação de todos os créditos e bens que a EFPC possuía como fundo de reserva dos planos de benefícios administrados pela entidade. Além da necessidade de localizar todos os participantes e assistidos para que pudesse ser realizada a quitação das obrigações legais”.