A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) autorizou nesta quinta-feira (12/9) dois pedidos de alteração de regulamento, da Mongeral Aegon (MAG) e da Fundação Banrisul de Seguridade Social, para a inscrição automática de participantes. A decisão tem como base a Resolução CNPC nº 60, de 2024.
Os pedidos foram realizados de acordo com o trâmite na diretoria de licenciamento da autarquia, que publicou nesta terça e quarta-feira as respectivas portarias de autorização. Com isso, chegou a quatro o número de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) autorizadas a realizar inscrições automáticas.
A confirmação foi celebrada pelas fundações envolvidas. Em contato com a reportagem da Investidor Institucional, o superintendente da MAG, Luis Ricardo Martins, avaliou que o mecanismo de inscrição automática é “fundamental para o fomento da previdência complementar”. “Nossa expectativa é que, com uma comunicação eficaz e alinhada às diretrizes da Resolução, possamos ver um aumento no número de participantes”, disse.
A diretora de previdência da Fundação Banrisul, Rossana Friderichs Luzzi, foi ao encontro da análise e considerou a inscrição automática uma forma de promover educação previdenciária, “na medida em que o participante entende que quanto antes ele começa a contribuir, maior será a sua renda”. “Essa mudança no regulamento vai proporcionar maior agilidade nas rotinas internas da entidade, além de assegurar proteção previdenciária para esses colaboradores desde a sua admissão no patrocinador”, afirmou.