Mainnav

Coréia do Sul quer que NPS invista mais no mercado local

O Financial Supervisory Service (FSS), que supervisiona a área financeira da Coréia do Sul, enfatizou na última quinta-feira (12/9) a importância do National Pension Service (NPS), o fundo de pensão público da Coréia do Sul, ampliar seus investimentos no mercado de capitais local. O NPS, terceiro maior fundo de pensão do mundo, com ativos da ordem de US$ 850 bilhões (cerca de R$ 4,67 trilhões), tem concentrado seus investimentos no exterior nos últimos anos em busca de retornos mais elevados.
Em março passado, um mês após a Coreia do Sul iniciar um programa de reforma corporativa intitulado "Corporate Value-up Programme", o fundo de pensão havia se comprometido a avaliar os pontos desse programa para decidir sobre o nível de alocação no mercado de capitais doméstico. O programa de reformas tem o objetivo de tornar o mercado de capitais local mais atrativo aos investidores, incluindo medidas como cortes de impostos corporativos que tornariam as empresas listadas mais atrativas aos acionistas.
As observações sobre a importância do NPS ampliar suas alocações no mercado de capitais local foram feitas pelo governador do FSS, Lee Bok-hyun, num fórum organizado conjuntamente pelo FSS, NPS e Korea Exchange. Os comentários de Lee destacam o diálogo contínuo entre os órgãos reguladores e o NPS sobre o alinhamento das estratégias de investimento com os objetivos econômicos nacionais.