Várias associações de funcionários e aposentados da Caixa estão se mobilizando nos últimos dias contra a substituição de Ricardo Pontes, atual presidente da Funcef, por Richard Back, que ocupa o cargo de chefe de gabinete do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A indicação de Back para a presidência da Funcef foi feita pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao presidente da Caixa, Carlos Vieira, na última sexta-feira (11/10), que deve formalizá-la ao Conselho Deliberativo da fundação.
“As entidades representativas dos empregados e aposentados da CAIXA receberam com imensa preocupação a informação de que haverá troca de comando na Funcef, com a substituição do atual presidente Ricardo Pontes”, diz nota da Fenacef, a associação que representa as associações de aposentados e pensionistas da Caixa Econômica Federal.
“Essa suposta intervenção na Funcef, com a troca de comando, traz preocupação às entidades com a possibilidade de interferência política e gestão temerária (dos recursos) por agentes externos”, afirma o documento que é apoiado por outras nove entidades (Fenag; Contec; Anacef; Advocef; Aneac; Audicaixa; Anipa; SocialCaixa; Uneicef). A Fenacef também está distribuindo às associações um modelo de abaixo-assinado para coletarem assinaturas contra a substituição, os quais seriam encaminhados posteriormente a congressistas e senadores.
Surpresa - O presidente da Funcef, Ricardo Pontes, diz que foi pego de surpresa pela indicação de Back para o cargo que ocupa. “Soube apenas pela imprensa”, disse ele à esta publicação. Ele assumiu o cargo no final de março de 2023, indicado pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ex-governador do Piaui. Piauiense como Dias, Pontes é funcionário de carreira da Caixa e atuou anteriormente em outros cargos ligados ao governo do Piauí, incluindo o de secretário de Administração e Previdência do Piauí (Seadprev). É formado em administração de empresas com pós-graduação em administração pública.
Já Richard Back foi escolhido pelo ministro Alexandre Padilha para compor a chefia de gabinete do seu ministério ao final de 2022, logo após as eleições presidenciais daquele ano, e empossado no cargo no ano seguinte juntamente com o ministro. Jornalista de formação, Back veio da XP Investimentos, onde ocupou por três anos a posição de sócio e head de análise política. Ele atuou anteriormente, por seis anos, como assessor na presidência e vice-presidência da Câmara dos Deputados.
A disputa pela presidência da Funcef acende temores nas associações representativas de participantes e assistidos. A Funcef é a terceira maior entidade do sistema brasileiro de previdência complementar fechado, com patrimônio de R$ 116 bilhões ao final do primeiro semestre, segundo o Painel Estatístico da Previdência Complementar, publicado pelo Ministério da Previdência Social. Possui cerca de 140 mil participantes, sendo 87 mil ativos e 53 mil aposentados e pensionistas.