Mainnav

Retorno da Petros foi de 0,7% em outubro, abaixo da meta atuarial

petrosA Petros, fundo de pensão que tem a Petrobras como principal patrocinador, encerrou o mês de outubro com rentabilidade consolidada de 0,7%, pouco abaixo do seu objetivo de retorno médio, que é de 0,9%. O resultado, ainda prévio, reflete o cenário de elevação da taxa de juros, que impactou os títulos de renda fixa de longo prazo com marcação a mercado, além do fraco desempenho do mercado doméstico de ações. No ano, a rentabilidade acumulada foi de 7,1%, frente a objetivo de retorno de 8,0%.
O segmento de renda fixa registrou valorização de 0,9% no mês, com a estratégia de imunização protegendo a carteira enquanto a parcela de títulos marcados a mercado degradou a rentabilidade. Já a renda variável fechou o mês com retorno negativo de -0,6%, seguindo a volatilidade do mercado mas acima do Ibovespa que retraiu -1,6%. Investimento no exterior teve alta de 5,8%, investimentos estruturados rendeu 0,5%, operações com participantes subiu 0,6% e investimentos imobiliários retraiu -0,3%.
No acumulado do ano, o segmento de renda fixa apresentou alta de 8,3%, enquanto a renda variável registrou retração de -2,4%. O segmento de investimento no exterior teve ganhos de 26,7%, investimentos estruturados rendeu 5,8%, operações com participantes subiu 8,6% e investimentos imobiliários valorizou 3,4%.