Mainnav

Apenas 15 institutos alcançaram a nota máxima no ISP deste ano

campeosO Ministério do Trabalho e Previdência divulgou o resultado prévio do Indicador de Situação Previdenciária (ISP-RPPS) relativo ao ano de 2021. Esse indicador é atribuído aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de estados e municípios a partir da análise de vários critérios, tais como gestão e transparência, situação financeira e situação atuarial.
Entre 2.152 RPPS analisados pelo ministério, apenas 15 obtiveram a classificação máxima no ISP, recebendo a nota “A”. Outros 513 obtiveram a classificação “B”, 653 a “C” e o restante, “D”. No ISP do ano passado, 10 RPPS haviam obtido a classificação máxima no ISP.
Os indicadores resultam de avaliações e cruzamentos de informações sobre dados de receitas, despesas, investimentos, avaliações atuariais, regularidade de critérios para emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária, envio tempestivo de informações ao regulador, além de considerar a classificação obtida no Programa de Certificação Institucional e de Melhoria da Gestão (Pró-Gestão RPPS).
Seis índices são combinados para formar três classificatórias, das quais resultam as notas finais do ISP. A classificatória de Gestão e Transparência reflete o desempenho nos índices de Regularidade, de Envio de Informações e de Gestão; Já a classificatória de Finanças e Liquidez reflete o desempenho dos índices de Suficiência Financeira e de Acumulação de Recursos; enquanto a classificatória de Atuária reflete apenas o índice de Cobertura Previdenciária (ver quadro abaixo).
Os RPPS que quiserem contestar os resultados apresentados terão 30 dias, a contar a partir do dia 30 de setembro, para apresentar à Secretaria de Previdência, por meio do sistema GESCON-RPPS, pedidos de impugnação. Veja abaixo os 15 RPPS que obtiveram nota “A” no ISP:

Ente
Federativo
UF Porte Índice
Regu-
laridade
Índice
Envio de
Informaç
Índice
Gestão
Classif.
Gestão e
Transpar
Índice
Suficiênc.
financ.
Índice
Acumulaç.
recursos
Classif.
Finanç. e
Liquidez
Índice
Cobert.
Previd.
Classif.
Atuária
Indicador
Situação
previd.
Indaiatuba SP Grande A A B A B A A A A A
Joinville SC Grande A A B A A A A A A A
Sorocaba SP Grande A A B A A A A A A A
Bertioga SP Médio A A B A A A A A A A
Canoinhas SC Médio A A B A A B A A A A
Concórdia SC Médio A A B A A B A A A A
Erechim RS Médio A A B A A A A A A A
Ivoti RS Médio A A B A A A A A A A
Jaraguá do Sul SC Médio A A B A A A A A A A
Lucas do Rio Verde MT Médio A A B A A A A A A A
Nova Mutum MT Médio A A B A A A A A A A
Passo Fundo RS Médio A A B A B A A A A A
Santo Antônio da Patrulha RS Médio A A B A A A A A A A
Toledo PR Médio A A B A A A A A A A
Salto Veloso SC Pequeno A A B A B A A A A A