Mainnav

Relatório do MPS mostra que 251 RPPS já possuem selo Pró-Gestão

certificaçãoLevantamento realizado pelo Ministério da Previdência Social mostra que as adesões ao Pró-Gestão, programa de certificação dos RPPS que adotam boas práticas de gestão, já soma 603, sendo que 251 RPPS obtiveram as certificações. Desses, 106 renovaram o nível e 59 tiveram upgrade de nível.
Atualmente, RPPS de seis entes federativos estão no Nível IV do Pró-Gestão, o mais alto nível da escala: Jundiaí (SP), Manaus (AM), Rondônia (RO), Guarujá (SP), São José do Rio Preto (SP) e, recentemente, Salvador (BA). Outros 28 entes estão no nível III, 92 estão no nível II e a maior parte, 125 entes, estão no nível I. Atualmente, quatro instituições estão credenciadas a fazer a certificação dos RPPS: Instituto Totum, ICQ Brasil, ICV Brasil e Fundação Vanzolini
O coordenador da Comissão do Pró-Gestão, Daniel Belmiro Fontes, explica que o programa incentiva os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária buscando a melhoria dos processos existentes. “Quanto maior o nível de certificação, maior é o nível de governança desse de acordo com o seu porte. Pode receber selo de investidor qualificado ou profissional, ter mais liberdade para fazer os investimentos, ter mais diversificação de carteira”, cita ele.