Mainnav

Susep define normas mais flexíveis para startups

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) colocou em consulta pública a partir de ontem (1/10) as minutas de participação no projeto sandbox, que funcionará num ambiente regulatório mais flexível para incubar startups com novos modelos de negócios e produtos. A consulta pública ficará disponível até o dia 30/10 e a entrada em vigor dos normativos está prevista para janeiro de 2020.

O diretor da Susep, Eduardo Fraga, explica que a autarquia espera receber produtos e serviços que tragam, de fato, tecnologia diferente para o mercado de seguros aliada à redução de custos. “Estamos falando de empresas (S.A., por exigência legal) que venham com novas propostas para subscrição e retenção de riscos. O objetivo é ampliar a cobertura de seguros no País com a diminuição dos preços dos produtos aos consumidores, estimulando a concorrência e a inovação, por meio de uma experiência diferente para os segurados”, enfatizou.

Incialmente, a Susep avaliará os dez primeiros projetos que chegarem à autarquia no prazo determinado e que atendam aos requisitos do edital. As propostas precisarão comprovar que possuem produtos ou serviços prontos para entrar no mercado. Após a aprovação, a Susep concederá uma autorização por tempo determinado para que essas empresas possam operar no setor de seguros com regras diferenciadas por até 36 meses.