Mainnav

IRB decide processar ex-CEO e ex-vice-presidente

Reunidos em Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária (AGOEs) na última sexta-feira (31/07), os acionistas do IRB Brasil Re decidiram por unanimidade (479.881.709 votos a favor e cem abstenções, com cada voto correspondendo a uma ação ordinária da empresa) responsabilizar judicialmente o ex-presidente José Carlos Cardoso e o ex-vice-presidente financeiro e de relações com investidores Fernando Passos, acatando proposta apresentada pelo conselho de administração da casa. As contas dos dois ex-executivos e também as da ex-vice-presidente Lúcia Maria da Silva Valle foram aprovadas com ressalvas por maioria de votos (298.781.245 a favor, 135.852.963 contra, 45.153.182 abstenções), já que incorreções nas demonstrações financeiras do exercício de 2019, divulgadas originalmente em 18 de fevereiro, obrigaram a nova diretoria da resseguradora a refazer o trabalho.
Cardoso e Passos renunciaram a seus cargos no início de março em meio a uma crise de credibilidade que causou uma desvalorização de 53,27% nas ações de empresa entre 3 de fevereiro e 4 de março. A acentuada queda foi resultado, entre outros fatores, da divulgação de boatos, depois desmentidos, sobre a suposta participação acionária da Berkshire Hathway, do megainvestidor Warren Buffett, na resseguradora.
Investigações conduzidas durante quatro meses pelo escritório Felsberg Advogados com o apoio das consultorias KPMG Assessores e PricewaterhouseCoopers revelaram ainda indícios de que Cardoso e Passos estariam envolvidos no pagamento de bônus irregulares a ex-diretores e funcionários no valor aproximado de R$ 60 milhões e teriam, também, aprovado compras de ações da resseguradora fora do limite autorizado pela casa. De acordo com a proposta da companhia para as AGOEs, os trabalhos de averiguação poderão gerar implicações adicionais sobre Lúcia Maria da Silva Valle, que foi destituída do cargo no fim de março. Pesam sobre ela suspeitas de omissões a respeito das irregularidades atribuídas a Cardoso e Passos.
O conselho de administração do IRB, por decisão dos acionistas, ganhou na sexta-feira seu nono membro, Hugo Daniel Castillo Irigoyen. Também foram aprovados os nomes de quatro membros efetivos do conselho fiscal, Otávio Ladeira de Medeiros, Reginaldo José Camilo, José Rubens Alonso e Paulo Euclides Bonzanini, e de seus suplentes, Bruno Cirilo Mendonça de Campos, Rodrigo Andrade de Morais, Daniel Domingues Massola e Luiz Gustavo Braz Lage.