Mainnav

Daniella Marques toma posse na Caixa e nega planos de privatizar

Daniella Marques1CaixaA economista Daniella Marques tomou posse, nesta terça-feira (5/6), como a nova presidente da Caixa Econômica Federal, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto. Ela assumiu o cargo que por três anos e meio foi ocupado por Pedro Guimarães, que renunciou há uma semana após uma onda de denúncias feitas por funcionárias da instituição contra ele, por assédio sexual.
A cerimônia de posse contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e de outras autoridades. A nova presidente da Caixa destacou em seu discurso o combate "a qualquer tipo de assédio" como prioridade da gestão. Já Bolsonaro não fez qualquer alusão ao tema no seu discurso, limitando-se a dizer que a posse de Daniella “não começa uma nova era na Caixa, a Caixa continuaâ€.
Antes de ser indicada para a Caixa, Marques ocupava dessde fevereiro último o posto de secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. No governo Bolsonaro desde o início, foi uma das principais assessoras do ministro Paulo Guedes, exercendo o cargo de chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia.
A nova presidente da Caixa negou qualquer plano no sentido de privatizar a Caixa ou o banco digital criado pela instituição para distribuir o auxílio emergencial, o Caixa Tem. “Isso não é objeto de discussão neste momento. Eu vou respeitar os ritos de governança para saber se o Caixa Tem gera valor para a Caixa ou não. Se não, ele pode até ser desinvestido, mas não está em discussão, neste momento, a venda de qualquer ativoâ€, disse.