Mainnav

BV lança CPR Verde para conservar vegetação da Mata Atlântica

O BV anunciou na última sexta-feira (15/7) a emissão de sua primeira Cédula de Produto Rural (CPR) Verde, no valor de R$ 500 mil, destinada a financiar a conservação de vegetação da Mata Atlântica dentro da Reserva Chico Nunes, propriedade de 487 hectares localizada na Serra da Mantiqueira, em Cruzeiro (SP).
“Por meio deste instrumento, será possível remunerar a preservação ambiental e reforçar nossa estratégia de fomentar o desenvolvimento social por meio de uma atuação sustentável com nosso ecossistema”, afirma Rogério Monori, diretor executivo de Corporate & Investment Banking e Tesouraria do banco BV.
Regulamentado em outubro de 2021, o novo instrumento financeiro funciona como um título de crédito destinado a subsidiar atividades de preservação ambiental, para que proprietários de áreas preservadas recebam pela área preservada. A CPR Verde do BV possui a metodologia da Global Forest Bond, greentech brasileira do segmento, em aliança com a KPMG, empresa internacional de auditoria, para avaliação e publicação dos dados relacionados à conservação da área.
“Nossa plataforma digital, desenvolvida em aliança com a KPMG, dá escala, agilidade e reduz custos dos inventários florestais, um dos maiores gargalos técnicos para a emissão de títulos verdes no Brasil e no mundo”, destaca Eduardo Marson, CEO da Global Forest Bond. Além da proteção de vegetação nativa com biomassa de 30 mil toneladas, ou 49.477 toneladas de CO2 equivalente, foram certificadas a proteção de 2,1 mil espécies nativas de vertebrados e outras 352 de plantas, além de uma vazão estimada de 75,6 litros por segundo de água nos corpos hídricos.
A nova CPR Verde é mais um ativo do banco para incentivar sua política de compensação de impacto ambiental e emissões de CO2. O BV foi a primeira instituição a neutralizar 100% do CO2 poluente dos veículos financiados, iniciativa adotada a partir de 2021 e que já compensou, até o momento, 955 mil toneladas de gás carbônico.