Mainnav

Messem e Faros anunciam união de negócios e corretora única

Mauro Silveira CEO da MessemA Messem Investimentos e a Faros Private anunciaram nesta terça-feira (4/4) a união de seus negócios, numa operação que inclui a criação de uma corretora única e também a utilização das marcas separadamente na área de assessorias de investimentos. As duas empresas possuem requerimentos para criação de corretoras de valores protocolados junto ao Banco Central, que após serem aprovados pela autoridade monetária serão unificados na criação de uma única CCTVM.
A XP já era sócia dos projetos para criação de corretoras que as duas marcas desenvolviam isoladamente. Na nova corretora, que unifica os dois projetos, a XP continuará como sócia e terá uma participação acionária de 42%, enquanto as duas marcas dividirão os 58% restantes, em percentuais não revelados. Em valores de hoje, a nova corretora somaria cerca de R$ 65 bilhões sob custódia e mais de 50 mil clientes. Segundo o CEO da Messem, Mauro Silveira, o objetivo é “chegar a R$ 100 bilhões sob custódia até o fim de 2024”.
Apesar da fusão dos negócios na operação CCTVM, as atividades de agente autônomo continuarão a ser tocadas como duas marcas separadas e usando a plataforma da XP para distribuição. Segundo Silveira, “há uma grande complementariedade entre Messem e Faros, a primeira tem grande expertise em alta renda e varejo, enquanto a segunda destaca-se no segmento de private e wealth management”. A negociação que resultou na união dos negócios entre as duas marcas levou 12 meses para ser concretizada.