Mainnav

Pesos-pesados da área de distribuição se unem para lançar a Isos

GianmarcoGomesIsosQuatro peso-pesados da área de relacionamento comercial com fundos de pensão se juntaram para criar uma nova casa de distribuição de produtos de investimentos para esse segmento. A nova distribuidora, que reúne Gianmarco Gomes, Heitor de Souza Lima, Frederico Duarte e Paulo Stockler, adotou o nome de Isos, numa referência à palavra grega que significa igual, ou “equilíbrio entre valores” na explicação do sócio Gianmarco Gomes.
Assim como outras distribuidoras de produtos de investimentos ao segmento institucional, a Isos irá representar um universo pequeno de casas gestoras, cujo número não deve chegar a uma dezena. Até agora já assinou contrato com a Julius Baer, a Canvas e a Norte, e está finalizando as tratativas com a Tork para assinar o contrato nos próximos dias, segundo explicações de Gomes. Além dessas, há negociações avançadas com outras duas gestoras, cujos nomes ele prefere não adiantar, uma vez que ainda faltam acertar detalhes da operação antes de partir para as assinaturas dos contratos.
Segundo Gomes, que esteve nos últimos 12 anos na Plural/Genial, a Isos também vai distribuir, através de acordos menos abrangentes, alguns produtos dessa casa, assim como fundos da Mantaro Capital e da Constância Investimentos. “Nesses casos, será apenas algumas linhas de produtos, não a prateleira toda”, explica.
A proposta da distribuidora é apresentar aos institucionais diferentes estratégias de alocação, que incluem desde fundos de crédito, de renda variável e multimercados até FoFs Investments Solutions. “Com o fim do ciclo de alta da Selic os institucionais vão ter que reposicionar suas carteiras, então é um momento adequado para surgirmos com nossa empresa de assessoria de investimentos”, diz Gomes. “Todos os sócios possuem um histórico de décadas de atuação no segmento de fundos de pensão, porisso nosso projeto tem sido muito bem recebido nesse segmento”.
Além dos quatro sócios da área comercial, a empresa possui duas outras pessoas que farão o relacionamento com as gestoras. São Guilherme Oneto Gomes, filho de Gianmarco Gomes, e Roberta Daudt, vinda da Órama investimentos. Dos quatro sócios que atuarão na área comercial, três se conhecem há cerca de 40 anos, e o quarto deles, Frederico Duarte, o mais novo do quarteto, conhece os outros três há pelo menos vinte anos. “É um time bem entrosado”, diz Gomes.
O executivo acredita que há um grande espaço para expandir a atuação da Isos nos próximos anos, considerando que hoje 70% dos investimentos dos fundos de pensão estão concentrados nas grandes casas gestoras. Segundo Gomes, das 900 gestores registradas na Anbima cerca de 170 possuem algum investimento de institucionais. "As alocações desse segmento estão muito empoçados nas grandes casas”, constata. “Vamos ajudar algumas casas de menor porte a ter maior relevância junto aos fundos de pensão”.