Mainnav

Sul América lança fundo quantitativo

A SulAmérica Investimentos lançou no final do ano passado, em parceria com a Trilha Investimentos, o primeiro fundo quantitativo de sua grade de produtos, o Pandhora Feeder Institucional FIC FIM. "Ao analisarmos nosso portfólio, notamos que havia espaço para esse tipo de estratégia", disse o vice-presidente de Investimentos da SulAmérica, Marcelo Mello, em nota.

"O Pandhora conta com 18 algoritmos que funcionam como se fossem 18 gestores, capturando ciclos globais de médio e longo prazo, sem nenhum fator de risco específico. O backtest é de 20 a 25 anos e o fundo só opera ativos líquidos em grandes mercados, como contratos futuros de índice de ações, moedas e juros", afirmou o sócio e gestor do Pandhora, Alexandre Bossi.

Nesse segmento, as oportunidades disponíveis no mercado são capitalizadas mediante uso de algoritmos e programas de computador. O objetivo dessa abordagem é ofertar um produto desprovido de potenciais vieses comportamentais, como apego às posições baseado em emoções, e criar uma opção eficiente para diversificação da carteira, por ter um resultado descorrelacionado de outros fundos, informou a Sul América.