Mainnav

XP adquire participação minoritária na fintech Olivia

A fintech de inteligência artificial Olivia firmou uma parceria estratégica com a XP Investimentos que inclui a aquisição de uma participação minoritária da startup pela corretora. Pelo acordo, a XP será a parceira oficial de investimentos dentro da plataforma Olivia, que está perto de começar a funcionar no Brasil. O valor envolvido na transação não foi informado.

Criada há três anos no Vale do Silício, a Olivia tem como objetivo ajudar os consumidores a administrar e poupar melhor seus recursos. “Nos Estados Unidos, nosso usuário médio poupa apenas 0,8% da renda familiar por mês quando começa a usar a Olivia. Em apenas 60 dias, esse percentual salta para 5,7%”, explica Lucas Moraes, co-fundador da Olivia. A ideia é que, com mais dinheiro no fim do mês, os clientes aumentem sua capacidade de investir.

A integração das plataformas da XP e da Olivia permitirá a recomendação personalizada de produtos financeiros de acordo com o perfil e a capacidade de investimento de cada pessoa. “Com um único clique, o dinheiro economizado pela Olivia vai virar um investimento na XP”, detalha Moraes. A relação entre Olivia e XP começou no ano passado, quando as duas empresas se uniram para criar o assistente Max, lançado pela corretora em setembro. Essa parceria evoluiu naturalmente para uma sociedade.