Mainnav

Órama lança selo ESG para fundos disponíveis na plataforma

A Órama lançou um selo ESG (ambiental, social e de governança), que passará a certificar os fundos disponíveis na plataforma alinhados com estes propósitos. De mais de 600 fundos disponíveis na plataforma, quatro receberão o selo neste primeiro momento, criado e concedido pela própria Órama. “A ideia é estimular que outros fundos também adotem práticas ESG para que essa lista cresça”, afirma Habib Nascif Neto, CEO da Órama, em nota.
Os primeiros quatro fundos a receberem o selo da plataforma são o Empírica Vox Impacto FIC FIM CP (IQ), o SulAmérica Total Impacto FIA, o Fama Ações FIC FIA e o JGP ESG FIC FIA (IQ). A certificação é feita com base na avaliação de critérios adotados pelos próprios gestores, alguns aderentes a compromissos como o PRI (Principles for Responsible Investment).
“A rentabilidade acaba sendo uma consequência das boas práticas adotadas, que vão atrair colaboradores engajados, consumidores conscientes e evitar impactos socioambientais negativos”, diz Sandra Blanco, estrategista-chefe da Órama.
A corretora lançou também uma carteira recomendada de fundos ESG. “Devido às características dos produtos que receberão o selo, a carteira é adequada ao investidor qualificado e com horizonte de longo prazo. A nossa primeira carteira terá mínimo de investimento de R$ 35 mil”, explica a nota da Órama.