Mainnav

Supervisão da CVM e Anbima gera 14 termos de compromisso em 2021

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) divulgaram os resultados de 2021 do convênio de supervisão da indústria de fundos assinado pelas duas entidades. O convênio resultou em 14 termos de compromisso com instituições que fazem distribuição de produtos de investimento ou administração de fundos, sendo nove relacionados a problemas com suitability (análise da adequação ao perfil do investidor) e outros cinco a precificação de ativos.
As casas que celebraram termos por conta dos procedimentos relacionados a suitability são: Banco Daycoval, BRL, Genial, Guide, Modal, Necton, Órama, Terra e Toro. Elas se comprometeram em cessar e corrigir práticas que possam ser caracterizadas como descumprimentos às regras da autorregulação. Os termos, firmados com distribuidores também incluem melhorias na classificação do perfil dos investidores e do risco dos produtos de investimento.
Já as casas que assinaram termos relativos por conta de suas atividades de precificação são: BRL, Índigo, Inter, Mercantil e Vórtx. Os acordos firmados com esses administradores fiduciários incluem práticas voltadas para revisão e aprimoramento das metodologias de apreçamento de ativos, treinamento e capacitação de equipes, revisão da precificação dos ativos e realização de auditoria para essas atividades.