Mainnav

Mirae transfere três fundos para BNP Paribas e fica só com ETFs

fundosA Mirae Asset, incorporada recentemente pela Global X ETFs, está transferindo a gestão de três de seus fundos de estratégia ativa para a BNP Paribas Assset Management. Com isso, a Mirae desliga-se dos fundos de gestão ativa e passa a dedicar-se apenas aos fundos de estratégia passiva, basicamente fundos de índices (ETFs), que são o foco da Global X ETFs.
Os três fundos de gestão ativa transferidos à BNP Paribas são o Mirae Asset FIM, Mirae Asset Discovery FIA e Mirae Asset Ima-B FIRF. A casa francesa, que assumiu os fundos, mantinha cerca de R$ 84 bilhões em ativos sob gestão em abril último. Segundo nota divulgada pela Mirae, a transferência da gestão dos fundos não terá impacto para os cotistas dos mesmos.
A Global X ETFs, que incorporou a Mirae, desembarcou no Brasil em abril deste ano com uma família de cerca de 20 BDRs de ETFs, negociados na B3. Com sede em Nova Iorque, a casa tem cerca de US$ 45 bilhões em recursos globais, distribuídos em quase uma centena de fundos passivos. Criada em 2008 e desde 2018 controlada pela Mirae Asset Global Investments, a casa quer aproveitar a pouca difusão dos ETFs no Brasil para crescer nessa estratégia localmente.
Assim como no resto do mundo, o foco da Global X ETFs no Brasil é a gestão passiva. A gestora pretende, por meio de uma família de Thematic Growth ETFs, dar aos investidores locais acesso a um amplo conjunto de empresas em todo o mundo com exposição a temas de mudanças de paradigmas. São temas disruptivos que refletem tendências estruturais de longo prazo, em diferentes geografias e setores.