Mainnav

Paulo Guedes aceita convite para ser chairman da Legend Capital

Guedes PauloO ex-ministro da Economia Paulo Guedes está assumindo o cargo de chairman da holding Legend Capital, que controla as empresas Legend Wealth Management (LW), dedicada à consultoria na gestão de fortunas, e a Legend Investimentos (LI), assessoria de investimento ligada ao BTG Pactual. Além de chairman da holding, Guedes será responsável por montar um time de executivos com foco em reestruturação de empresas.
Segundo nota divulgada pelo grupo Legend, o ex-ministro assume oficialmente a posição de chairman na próxima semana. A Legend Capital, que conta com R$11 bilhões sob gestão, informa ainda que Guedes tem se integrado ao grupo nos últimos meses.
"Estamos honrados com a chegada do Paulo Guedes. Trata-se de um nome de peso com histórico comprovado no mercado financeiro e uma pessoa que admiramos e confiamos. Com seu conhecimento, foco, estratégia e visão, planejamos crescer exponencialmente nos próximos anos", comenta Pedro Salles, CEO da Legend Investimentos. "A novidade eleva o patamar da Legend no mercado. Até o final do ano, devemos trazer outros nomes relevantes do mercado", diz.
O escritório Legend Investimentos é comandado por Pedro Salles e Tulio Lopez desde o início de sua operação, em 2020. Anteriormente, ambos atuaram como sócios na XP. Já a Legend Wealth Management é chefiada por Sergio Marini, profissional com passagem pelo GPS Julius Baer e que foi sócio-fundador do multi-family office Turim, também desde 2020.
Atualmente os três, Sales, Lopes e Marini, estão integrados à holding Legend Capital em sociedade com o empresário Roberto Justus e Sergio Eraldo Salles, sendo que o último fez parte do processo de criação da Crescera Capital. O nome de Crescera Capital foi adotado pela antiga gestora comandada por Guedes, a Bozano Investimentos, após ele deixar a sociedade em 2019 para assumir o Ministério da Economia.
Quando Guedes aceitou o convite do ex-presidente Jair Bolsonaro para comandar o Ministério da Economia, logo após deixar a Bozano Investimentos a gestora mudou seu nome para Crescera Capital. Além do nome, mudou também seu foco de atuação, passando a dedicar-se à atividade de venture capital e private equity, investindo em negócios nascentes e na compra de participações em empresas maiores.